Voltar a Notícias & Destaques

BELL B30E – Dumper Articulado integralmente fabricado na Alemanha

A Revista Automotive testou o Dumper Bell B30E, comercializado em Portugal exclusivamente pelo Entreposto Máquinas importador oficial da marca para o nosso país.

As grandes diferenças desta máquina para as demais que a Revista testou, começa de imediato no arranque, porque o B30E não precisa de chave. Basta introduzir uma combinação de quatro números na consola de botões e o dumper ganha vida. A consola concentra todas as funções primordiais do dumper, como a caixa de velocidades, operação da caixa de carga, retarder, faróis, climatização, entre outros.

O painel de instrumentos é totalmente digital e permite praticamente tudo, desde conseguir um diagnóstico total do camião, sem necessitar de máquina de diagnóstico, ter acesso a uma check-list feita para o operador antes deste iniciar as operações com o camião, até à monitorização dos parâmetros de velocidade e rotação do dumper, entre outras.

Conforto e Segurança

A cabine, além de muito espaço, tem um conforto de operação surpreendente. Este dumper da Bell tem ar condicionado, vidros retrovisores elétricos e aquecidos, tomada 12V, rádio com leitor de cd e colunas Bosch, volante regulável em vários sentidos, e um completo banco do motorista pneumático com diversas possibilidades de regulação e cinto de segurança de três pontos para o motorista e banco para passageiro.

 

O B30E da Bell tem também suspensão ativa dianteira, o que faz com que a cabine esteja a ser nivelada constantemente, permitindo assim grande conforto para o motorista, independentemente das características do terreno.

Está equipado com motor Mercedes-Benz Euro VI, de 7,7 litros e 329cv de potência, que corresponde sempre com força às solicitações feitas pelo operador, assim como o retarder. Este funciona automaticamente, assim que se levanta o pé do acelerador, para manter a velocidade constante, funciona de forma bastante rápida e competente, sendo possível regular a sua intensidade em 6 níveis.

As manobras são feitas facilmente, tanto pela boa brecagem do articulado, bem como pela visibilidade para o exterior, onde se consegue ver todos os obstáculos à volta. Isto é ainda mais evidente na manobra de marcha atrás, onde a câmara traseira é acionada e preenche todo o ecrã de 10 polegadas.

A operação de carga e descarga é bastante fácil. Na carga, assim que é atingido o peso máximo, acende-se um stop vermelho no exterior, para que o operador da pá carregadora saiba que atingiu o limite. Na descarga, a caixa de carga movimenta-se com uma grande rapidez e a posição final é quase na horizontal. Adicionalmente, é possível configurá-la (na consola) para fazer um “abanão” no final, permitindo que toda a carga se descole das paredes.

Um dos destaques desta máquina é a caixa de carga aquecida, realizado através de um tubo de escape, que está conectado à caixa de carga. Os gases de escape são depois expelidos por dois orifícios na traseira do dumper. Com a caixa de carga aquecida, os materiais aderem menos às perdes da caixa de carga, permitindo assim uma descarga mais eficaz.

Este Bell B30E tem capacidade de carga de 28 toneladas e o peso bruto pode chegar às 48 toneladas. A tração é permanente às 6 rodas com possibilidade de bloqueio de diferencial.

A Bell é um construtor sul africano reconhecido no mercado dos dumpers, mas o B30E é integralmente fabricado na Alemanha.

Peça-nos mais informações sobre os dumpers da Bell preenchendo o formulário aqui

 

Baseado em artigo de Revista Automotive com texto de Eduardo Gaspar

Partilhe esta página no